quarta-feira, 3 de junho de 2009

Educação

Do Autor:

 É Professor Catedrático Jubilado da Universidade do Minho.

Formado em Filosofia e Agregado em Filosofia da Educação, tendo vivido 13 anos no estrangeiro, como aluno (10 anos) dentro e como Professor (3 anos) fora da União Europeia, dedicou a vida à investigação, docência e serviço à comunidade em diversas instituições de Educação Superior.

Entre outras funções, exerceu as de Presidente do Instituto de Educação e do Conselho Pedagógico da Universidade do Minho, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Presidente da Comissão de Avaliação dos Cursos das Escolas Superiores de Educação.

Fundador e Director, nos primeiros 10 anos, da Revista Portuguesa de Educação, vem desenvolvendo ampla actividade editorial nos domínios da História e Filosofia da Educação, Educação de Adultos e Formação de Educadores.

 

Da Obra:

 

Vivemos hoje convencidos da importância da educação, como primeira prioridade no processo de desenvolvimento humano e como sector que gera o mais elevado índice de ocupação social.

Este livro aborda a evolução do processo educativo desde que os diferentes Povos da Terra, pela primeira vez na História, ensaiaram falar a mesma linguagem (Declaração Universal dos Direitos do Homem – 1948), nas suas múltiplas e revolucionárias dimensões: a crise da educação escolar, as revoluções da educação de infância e da educação de adultos, o novo paradigma da educação ao longo da vida de cada um de nós, a educação comunitária da Família Humana de que todos fazemos parte, a educação ecossistémica no Universo em que todos habitamos.

 Nesta situação, o livro não se dirige apenas a académicos e investigadores ou a professores e alunos, mas a todos os cidadãos implicados no processo educativo: pais e filhos, responsáveis políticos e verdadeiros actores nos diversos domínios da economia, da saúde, da gestão, do direito, da ciência, da arte, da cultura

 

 

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